Ter paciência

Como ter paciência

Trecho da Web em destaque

Ter paciência também significa a capacidade de persistir, tranquilamente, acreditando que você conseguirá o que quer. Paciência é ouvir outra pessoa com atenção, sem pressa e com calma, procurando entender a visão de mundo dela. Por último, paciência também é a capacidade de se livrar da ansiedade.
Por outro lado, ter paciência é o mesmo que aprender que tudo tem seu tempo. Que tudo vem a seu tempo. Dar o tempo necessário. Para crescer. Brotar. Florescer. Aceitar o ciclo da vida. Respeitar o fluxo do tempo. Observar o tempo passar. Esperar o tempo certo. Para plantar. Para colher. Para agir. Para seguir. Para aprender.


Como exercitar a paciência

  • Tenha o controle sobre si mesmo.

Perder a paciência significa também perder o controle sobre suas atitudes e comportamentos, deixando os sentimentos negativos falarem mais alto, e isso geralmente é muito perigoso. É preciso aprender a controlar seus sentimentos negativos para evitar os comportamentos negativos.
O primeiro passo para controlar esses sentimentos e, consequentemente, controlar a si mesmo, é entender seus sentimentos. A raiva pode fazer com que nos comportemos de forma inimaginável, então é preciso que você entenda os motivos dessa raiva, evitando descontá-la nos outros.

  • Pense antes de agir.

A desculpa de muitas pessoas ao agir de uma forma agressiva é que elas “não pensaram e apenas agiram” e isso pode ser muito perigoso, principalmente se esse comportamento envolver outras pessoa. Tenha sempre em mente que você precisa lidar com as consequências de seus atos, principalmente se você agir contra outra pessoa. Ter isso em mente já é uma forma de evitar alguns comportamentos impulsivos.
Além de saber de suas responsabilidades, é interessante que você reflita sobre as consequências de seus atos. Digamos que você está com raiva de alguém e sente vontade de agredir essa pessoa. Você até pode fazer isso, mas as consequências dessa agressão serão muito maiores (e piores) do que o alívio dessa vontade, fazendo com que não valha a pena realizar tal comportamento.

  • Não seja apressado.

A pressa é inimiga da paciência. Ultimamente temos muita pressa e pouca paciência. Portanto é interessante aprender a não ser tão apressado e ter em mente que tudo ocorre no momento certo, sem que precisemos nos apressar demasiadamente para realizar as tarefas.
É interessante saber que nem sempre precisamos reagir a tudo no momento em que as coisas acontecem, podemos esperar os sentimentos passar e refletir sobre o acontecimento para então tomar alguma atitude em relação a ele, fazendo com que consigamos ter mais atitudes assertivas do que atitudes negativas.

  • Perceba o que tira a sua calma.

Existem muitas coisas que fazemos que nos tiram a calma, principalmente quando já estamos estressados. É comum que nos estressemos com as mesmas coisas várias vezes. Então, para evitar perder a calma com frequência, perceba tudo o que faz que lhe tira a calma e pense se tem como você realizar essas coisas de uma maneira diferente ou até mesmo deixar de realizar essa atividades, pensando na sua qualidade de vida.
Ao fazer isso, você diminui a probabilidade de perder a calma com as mesmas coisas e pode até mesmo aprender a lidar com essas situações, deixando de perder a calma com elas.

  • Para. Respire. Pense.

A respiração é muito importante para manter a calma e a paciência. Portanto, sempre que você perceber que está se exaltando e perdendo a calma, pare o que você estiver fazendo e apenas respire fundo por um tempo. Além de acalmar, essa pausa pode servir para você pensar sobre o que você esta fazendo, lhe auxiliando a diminuir os comportamentos agressivos, para que assim seja possível manter a calma.

Lista de Leonardo Luchetta
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança. Salmos 37:7-9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tua Alma Pede Paz

Aguenta Firme