Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2019

Raízes

Imagem
Segundo um estudo, a palavra raiz pode ser utilizada em muitos contextos. Se tivermos em conta que é a raiz que prende a planta à terra, podemos referir-nos às nossas próprias raízes, ou seja, ao conjunto de aprendizagens que nos identificam como pertencendo a uma determinada região ou grupo cultural. Diz-se muitas vezes, de alguém que gosta de falar da sua terra, que essa pessoa não esquece as suas raízes. Porém, raiz tem outros significados e tem um valor imenso, é profundo o sentido dessa palavra. Ter raiz pode ser sinônimo de ter história, ter uma trajetória, ter superação. Conclui-se que só quem tem raiz consegue passar por determinadas situações que ninguém consegue passar. Mas raiz pode ser considerado como "princípio" ou "amadurecimento". "As minhas raízes estão crescendo" ( Isabela de Souza Santos )

É POSSÍVEL SER FELIZ SOZINHO

Ao contrário do que cantou Tom Jobim, aparentemente é possível, sim, ser feliz sozinho - e isso quem diz é um estudo da Universidade de Auckland, não algum sucesso qualquer de funk ou pagode. Feita com neozelandeses de 18 a 94 anos, a pesquisa revelou que, diferentemente das pessoas que buscam intimidade, aquelas que preferem evitar conflitos são mais felizes solteiras, independentemente do gênero ou do período da vida em que se encontram. "Mesmo as melhores relações podem ser difíceis e expor o indivíduo a mágoas e decepções" (Yuthika Grime, psicóloga e autora do estudo) Até agora, estudos sobre relacionamentos costumavam indicar que os comprometidos são ligeiramente mais felizes e saudáveis que os solteiros. A lógica parece simples: o apoio de um parceiro ajudaria a lidar com o estresse cotidiano, o que provocaria maior sensação de bem-estar. "Mas mesmo as melhores rela...

Coragem

O que é coragem? A coragem é uma das mais belas virtudes. Há de ser uma força constante, capaz de fazer um ser crescer por dentro. No dicionário, coragem: 1. moral forte perante o perigo, os riscos; bravura, intrepidez. 2. firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil. "armou-se de c. para rever o amigo moribundo" Mas a coragem vai além disso, ela te faz vencedor, te liberta. Ela acarreta vários outros sentimentos, como o amor, resistência, determinação, entre outros. (Isabela de Souza Santos )

A Vida

Estabelecendo comparação entre a vida e o mar, significa que a vida traz problemas, comum do dia a dia, mas, traz soluções, como o mar traz as ondas, e isso é um ciclo, ou seja, repetitivo. Mas como seria a vida se não houvesse problemas? A vida não teria graça, ou melhor, não teria emoção. Se tudo fosse como nós quiséssemos ou planejássemos, não teríamos com o que lutar, desejos, sonhos, nem realizações. Os problemas vêm para nos trazer resistência, confiança, sabedoria e entendimento. Servem para nos tornarmos uma fortaleza inabalável. ( Isabela de Souza Santos )

Sabiá

Vou Voltar Sei que ainda vou Voltar Para o meu lugar Onde eu hei de ouvir Cantar Um sabiá [...] (Chico Buarque e Tom Jobim, 2006).

Definitivo

"Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade. Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente connosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não p...

O Heroísmo de Hoje

Antigamente, o herói era aquele que "salvava o mundo", por exemplo: aquele que ajudava as pessoa, que se preocupava com o próximo, fazia o possível para que todos estivessem bem. Hoje ainda é assim? Hoje em dia, isso mudou. As verdadeiras  pessoas que podem ser caracterizadas como heróis, não são mais aqueles do Faroeste, que lutavam com unhas e dentes para proteger alguém ou algo de valor. Hoje são aqueles que levam multimídia ao seu povo, os que levam a devida cultura. Aqueles que levam entretenimento. Como pode haver atos heroicos para com as pessoas com música, séries, novelas, filmes ou futebol? A resposta é bem clara: para entreter as pessoas, com finalidade de levar o conteúdo e suas atrações até elas. ( Isabela de Souza Santos )

Informando à Humanidade

Certamente, um dia a humanidade já foi melhor do que é hoje. Por mais que não pareçam, as pessoas já foram menos cruéis. E hoje isso mudou? A humanidade está cada dia que passa, mais covarde, maldosa. Hoje em dia é muito raro ver algum feito heroico. As pessoas não praticam mais atos de humanidade, porventura não pensam em "Amar o próximo como a ti mesmo", e demonstrar isso, não pode ser tão difícil. A humanidade não é ruim, só está desinformada, não! Isso vai de pessoa a pessoa. Há quem seja mau, há quem seja bom e há também quem seja bom, porém está desinformado. Somos parte de um todo, mas isso não significa que devemos generalizar, não sempre. Errar é humano, quem não erra? Assumir o erro é sinônimo de humildade, mas escolher errar é uma decisão, que inclusive é totalmente sua. ( Isabela de Souza Santos )

Cavador do Infinito

Com a lâmpada do Sonho desce aflito E sobe aos mundos mais imponderáveis, Vai abafando as queixas implacáveis, Da alma o profundo e soluçado grito. Ânsias, Desejos, tudo a fogo escrito Sente, em redor, nos astros inefáveis. Cava nas fundas eras insondáveis O cavador do trágico Infinito. E quanto mais pelo Infinito cava mais o Infinito se transforma em lava E o cavador se perde nas distâncias... Alto levanta a lâmpada do Sonho. E como seu vulto pálido e tristonho Cava os abismos das eternas ânsias! ( Poema de Cruz e Sousa )

Aprendizado

"Com o primeiro joelho ralado você aprendeu que um abraço de mãe pode acalmar qualquer tempestade. Com o primeiro dia no colégio, apreendeu que todo mundo tem medo de não ser legal o suficiente, de não fazer amigos, e que tudo isso pode melhorar com um sorriso de cumplicidade para a pessoa ao seu lado. Com a primeira decepção amorosa, aprendeu que chorar com o rosto abafado no travesseiro é melhor, pois ninguém ouve seus lamentos. Com a primeira recuperação no colégio, aprendeu que, se estudar bastante, pode ir bem numa prova de física. Com a primeira briga com a melhor amiga, aprendeu que amizades são essenciais e que as pequenas felicidades do nosso dia a dia não têm graça nenhuma se não forem compartilhadas com quem amamos. Com a primeira morte na família, descobriu que é muito fácil ter pessoas ao seu redor nas horas boas, mas que, nas ruins, poucos e bons estarão ali p...

Amor Próprio

Conclui-se que não existe algo melhor do que ser feliz com a própria companhia, ou seja, se amar. O amor move o mundo, mas quem é o amor da sua vida? Achar o amor da sua vida é bem simples: Basta você se olhar no espelho. É verdade. Você é o seu grande amor, sua grande paixão e sempre será o motivo para você acordar feliz todos os dias, sabendo que isso pode mudar sua história completamente. Convenhamos também que o amor não precisa de rótulos para existir, não precisa ser dito com exclamação, de status ou ser por fantasia, muito menos um metal que envolve os dedos. O amor apenas existe, e isso que o torna incrível, mais incrível é o fato de você não precisar de ninguém para se amar. Ter amor próprio é o suficiente. Te ter, te basta. ( Isabela de Souza Santos )

Superação

De fato sabemos que para enfrentar as batalhas, lutas e problemas vivenciados no cotidiano, precisa de esforço e determinação, mas isso é a chave para o progresso? Superar barreiras é essencial para uma vida satisfatória, seja no trabalho, em casa, na escola, na rua. Sempre haverá oportunidades para alcançar objetivos e vencer na vida. É certo que, as pessoas na maioria das vezes irão acrescentar mais dificuldades e defeitos, mas cabe a cada pessoa usar esses aspetos ruins como se fosse pedras que servirá para construir um belo castelo. Desafiar o futuro é a chave para o progresso, porque "superação é ter a humildade de aprender com o passado, ser inconformado com o presente e desafiar o futuro". ( Isabela de Souza Santos )

O Poder da Imaginação

Um fator importante para criação de algo é imaginar. Antes de criar alguma coisa precisa imaginar, ou seja, criar mentalmente aquilo que será concreto. Todos os criadores que são lembrados exclusivamente por suas criações tiveram que imaginar, mas imaginar é uma forma de poder? Imaginar tem todo seu significado, como por exemplo: transforma a realidade em algo aparentemente mágico. Se permitir imaginar, criar e viajar nos próprios pensamentos, também é sonhar, não há sonhos sem imaginação. O poder da Imaginação pode ser entendido como "aptidão para representar objetos ausentes e combinar imagens", porém imaginar contém a  capacidade de tornar pessoas infinitas, sem limites. Ter liberdade e viver das poucas coisas que o mundo oferece, se sentir capaz de transformar o mundo, esse é o poder. ( Isabela de Souza Santos )

Um Lado Otimista

Haverá e sempre houve coisas e fases ruins, aquelas na sua vida e estas na sua trajetória. Cabe a cada ser humano, ter uma dose de otimismo, nem que seja pequena. Ver o lado bom de situações ruins, sejam momentâneas ou não, é essencial para uma sanidade mental estabilizada e uma vida um pouco mais saudável. Uma vida favorável. A vida é uma montanha-russa, tem seus altos e baixos, cabe a você ter um mero equilíbrio. Não se limite apenas em ver o lado ruim das coisas. Tudo vai e vem, mas em vão nada vem. Permita-se ser otimista, a vida não é só baseada em coisas ruins. Ser pessimista é uma breve decisão que é diretamente sua. ( Isabela de Souza Santos )

Relevar

Que você consiga Ter tolerância Que quando você ficar triste Que seja por um único dia Que seja instantâneo Um tanto momentâneo E não um ano por inteiro Que você venha saber primeiro Que rir talvez seja bom Porém, rir por tudo Talvez seja um desespero com dom Te desejo não tantos amigos Mais crívos e sinceros Contudo, desejo apenas um Que possa lhe confiar Que porventura haja até Inimigos Para que nunca permita perder a fé De pressupor dúvidas... Desejo que ganhe dinheiro Mas viver é necessário E que não ao contrário Que diga ao dinheiro  Quem é a posse de quem E que você possa amar ainda, sem duvidar Mesmo com cansaço e em caos em si Haja fé para RELEVAR, para recomeçar (Isabela de Souza Santos. Inspirada na música Amor Pra Recomeçar-Frejat)

Esgotamento da Terra

Comprovada avaliação de que cerca de quatro e meio bilhões de anos, a idade da Terra, pela simples comparação entre a abundância relativa de diferentes isótopos de urânio com suas distintas meias-vidas radioativas. A Terra já atingiu seu esgotamento, o político, e logo chegará ao seu total, ou seja, o fim de tudo. São fatos verídicos, e sem nenhum vestígio de mentira, fatos esses que tem suas comprovações. Não tem nada a ver com princípios de suposições, tem a ver com o hoje, mais além que isso, tem a ver com o AGORA. Não estamos mais vivendo em um normal cotidiano, estamos lutando contra tal esgotamento. O mundo que podemos chamar de nosso está chegando no fim de seu longo tempo. Ele não é o mesmo de antes, passou de ser, tanto em pontos positivos, quanto negativos. Uma de suas soluções para sobreviver é a compreensão do ser humano, sem che...

Já não se encantarão meus olhos - Pablo Neruda

Já não se encantarão meus olhos - Pablo Neruda Já não se encantarão meus olhos em teus olhos, já não se achará doce minha dor a teu lado. Mas por onde eu caminhe levarei teu olhar e para onde tu fores levarás minha dor. Fui teu, foste minha. Que mais? Juntos fizemos um desvio na rota por onde o amor passou. Fui teu, foste minha. Tu serás de quem te ame, do que corte em teu horto aquilo que eu plantei. Eu me vou. Estou triste: mas eu sempre estou triste. Eu venho dos teus braços. Não sei para onde vou. ...Desde teu coração diz adeus um menino. E eu lhe digo adeus.

PAZ

Ter paz. Pode-se conquistar diversas coisas na vida, tais como: cargo em empresas, casas, carros, profissões ou até mesmo conquistar bastante dinheiro, contudo a melhor de todas é estar em paz ou ter paz. Que venha problemas com a vida, assim como vêm as ondas com o mar, porém o fundamental não é só ter paz nesses momentos, e sim ter a capacidade de adaptar -se e lidar-se com tais problemas, sejam do cotidiano ou não, isso se chama: RESILIÊNCIA. Paz de espírito também é preciso, só que ela vem com o tempo, como uma pomba branca que vem voando, sem pressa ou afobação. Paz interior é um tanto peculiar, entretanto poucos têm. A paz em si é única, mas ela está em muitos sentimentos bons. Sentir a alma leve, tão leve ao ponto de poder flutuar, todavia é intenso. Ser a própria paz ou estar em PAZ consigo mesmo é essencial, e é justamente o essencial que faz a vi...

O Cisne

"Foi em abril, eu me lembro, embora em meu espírito fosse dezembro, Que um pássaro ferido foi retirado da escuridão do lago, As penas brancas brilharam ao sol, e de sua boca escorreu a água negra, Enquanto por dentro minha voz gritava até pensar que meu coração iria se partir; Fui eu quem assistiu à sua morte, seguindo à deriva, à deriva, esperando em sua vigília Que Deus levasse sua alma." (A menina que não sabia ler, vol.1)

Eu Tenho um Sonho

Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais. Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade. Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas maligno...

Eclipse Mental

Quando sinto a impulsão lírica, escrevo, sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, como para justificar o que escrevi. Acredito que o lirismo, nascido no subconsciente, acrisolado num pensamento claro ou confuso, cria frases que são versos inteiros, sem prejuízo de medir tantas sílabas, com acentuação determinada. Arte que, somada a Lirismo, dá Poesia, não consiste em prejudicar a doida carreira do estado lírico para avisá-lo das pedras e cercas de arame no caminho: deixe que tropece, caia e se fira. Arte é mondar mais tarde o poema de repetições fastientas, de sentimentalidades românticas, de pormenores inúteis ou inexpressivos. Que Arte Prefácio de Paulicéia Desvairada -  Mário de Andrade

Balanço

A pobreza do eu a opulência do mundo A opulência do eu a pobreza do mundo A pobreza de tudo a opulência de tudo A incerteza de tudo na certeza de nada. (Carlos Drummond)

Marília de Dirceu

Minha bela Marília, tudo passa; A sorte deste mundo é mal segura; Se vem depois dos males a ventura, Vem depois dos prazeres a desgraça. Estão os mesmos Deuses Sujeitos ao poder impio Fado: Apolo já fugiu do Céu brilhante, Já foi Pastor de gado. [...] Ah! enquanto os Destinos impiedosos Não voltam contra nós a face irada, Façamos, sim façamos, doce amada, Os nossos breves dias mais ditosos. (Tomás António Gonzaga)

Amar Inteiramente

Não se deve amar, Digo amar pela metade Seja para amar por inteiro Ou então não é amor Porque o amor é uma Caravana de rosas Vagando, não numa rua Mas num deserto inefável de paixão. SANTOS, Isabela de Souza.

A Invenção do Abraço

Há braços longos e curtos, magros e gordos. Há braços brancos  e negros, de velhos, de crianças. Há braços de homens e de mulheres. Há braços e braços. Até que um dia alguém deu um passo, diminuiu o espaço e fez do braço um laço. Foi um sucesso, virou moda, e hoje até na hora do fracasso se há braço há abraço. SILVESTRIN, Ricardo.

Coração Palpitado

O amor é um tanto lindo Tem gente que tem preguiça Mas é como uma flecha vindo Que com ela, a alma atiça Amar é tipo fogão ligado Muda a alma de casa Cada gás num coração palpitado Cresce uma chama, feito brasa. SANTOS, Isabela de Souza.

Migalhas

Cômico chega ser Que de migalhas em migalhas O pobre pode enriquecer Mesmo sendo cheio de falhas Só que no Brasil, é contraditório Tem pobre matando pobre por migalhas do rico, é notório Como aqui, tudo acaba em morte SANTOS, Isabela de Souza.

Pronominais

Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e bom branco da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro. (ANDRADE, Oswald de. Pau Brasil. São Paulo: Globo, 2003. p.167.)

Boa Noite

Um boa noite Um simples boa noite Apenas um boa noite Boa a noite. Usado por educação Outras, satisfação também Ou por comunicação Até sem resposta de ninguém. Boa noite pode ser um ato romântico Pode até usar em despedida Pode também, usar em cântico Pode salvar até uma vida. SANTOS, Isabela de Souza.

Dançar

Numa devagar música Dançar é sentir Ser rústica O corpo exibir É de se compreender Que dançar com a alma Não pode-se repreender Bailar e manter a calma Dançar faz sentir É de se renovar Num dançar de se repetir Tão leve quanto respirar SANTOS, Isabela de Souza.

A Vida Não Acaba

Tenho o peso de mil toneladas De uma eternidade próxima Que sem tal peso, me sinto aliviada Me sinto um tanto ótima Mas sabe-se que O ser humano é muito tóxico Não sabe que pode-se ser O próximo número de um código No entanto, a vida não acaba Não acaba, não, jamais, É a gente que perde ela De um ponto sem mais. SANTOS, Isabela de Souza.

Quadro

Fique na flor o perfume Fique no ar o infinito Fique no amante o ciúme No silêncio fique o grito Fique nos lábios um beijo Fique Londres na Inglaterra Fique no beijo o desejo Fique eu triste cá na Terra Fique a morte em outro mundo Fique no bosque o gigante Fique o Y de Raymundo Fique o peixe na água pura Fique o pássaro na rama Fique bem na minha cama Como o quadro na moldura.

Não Teve Tempo

Quem dera tivesse uma despedida Quem dera tivesse ao menos um toque Quem dera um último toque Quem dera que o tempo retorne Eu faria algumas coisa denovo Eu viveria cada segundo novamente Eu sorriria feito bobo novo Eu respiraria cada ar levemente Mas não teve tempo Mas tudo vai com o tempo Mas tudo vem com o tempo Mas tudo volta com o tempo                                      -AMÉM! SANTOS, Isabela de Souza.

Menina na Janela

A lua é uma gata branca, mansa, que descansa entre as nuvens. O sol é um leão sedento, mulambento, que ruge na minha rua. Eu sou uma menina bela, na janela, de um olhar sempre à procura. CAPPARELLI, Sérgio.

Fogo Ardente

Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina a doer.

Viva!

Na corda bamba Poesia eu não te escrevo eu te vivo e viva nós! (Cacaso)

AMOR

Ele, exposto ao ridículo Sendo chamando disso Sendo até ofendículo Tal é odiado com afinco Ele, o próprio AMOR É chamado de tais coisas Dizem ser brega com vigor Para as covardes pessoas Fatídico que isso mudará Um dia, pode nisso crer Só corajosos sabem amar Um dia todos hão de ver. SANTOS,  Isabela de Souza.

CAMOMILA

Muita calma, Minha Camila Beba este chá De camomila Você vai ficar Bem calmomila. CAPPARELLI, Sérgio. Poesia de bicicleta.

O grito dos torturados

 "... inútil tapar os ouvidos, inútil esconder-se, inútil tentar a indiferença - o grito dos torturados volta sempre nas horas inesperadas e invade a cidade, maior que o som das máquinas, maior do que o barulho do mar, maior do que qualquer outro grito que o queira desafiar." -Elias José

Intromissão

Minha amiga, deixa de  choro deixa de  desespero deixa de  drama . A mais  eterna  das paixões Dura  apenas uma semana -Elias José

Carta pra Mim

  Carta pra mim Eu sou assim Porque o amor maior do mundo Nasceu de mim Canta pra mim Me abraça e me ama de dentro pra fora O meu corpo conta a minha história Haaaaah, aaaaah, aaaaah... Se olha, se aceita, se acolhe Que a culpa aí dentro até some, Evapora e não volta mais Se orgulha, se liberta, se cura Que marcas de amor que tu usa são perfeitas pra ti O seu corpo é forte, é obra divina, é vida o caminho entre o céu e a terra é você! Se tira dessa bolha de padrões não deixa a vida pra depois Bonito mesmo é ser feliz Carta pra mim, eu sou assim Porque o amor maior do mundo nasceu de mim Canta pra mim, me abraça e me ama de dentro pra fora O meu corpo conta a minha história Viva a beleza de cada fase, dance, beije, sinta, ame, Eu sou muito mais que casca eu sou alma Carta pra mim, eu sou assim Porque o amor maior do mundo nasceu de mim Canta pra mim me abraça e me ama de dentro pra fora O meu corpo conta a minha história. (End). Fonte: Musixmatch ...

Mentira

Destrói vínculo Destrói relacionamentos Contados com afinco Sem reconhecimentos A mentira sempre há de ser Uma verdade que Se esqueceu de acontecer Sem ter dito o porquê. SANTOS, Isabela de Souza.

O Gerador de Rebanhos

O meu olhar é nítido como um girassol Tenho o costume de andar pelas estradas Olhando para direita e para esquerda, E de vez em quando olhando para trás... E o que vejo a cada momento É aquilo que nunca tinha visto, E eu sei dar por isso muito bem... Sei ter o pasmo essencial Quem tem a criança se, ao nascer, Reparasse que nascera deverás... Sinto me nascido a cada momento Para a eterna novidade do mundo. CAEIRO, Alberto. (1965)

Asas

Mamãe vestida de rendas Tocava piano no caos. Uma noite atribuiu as asas Cansada de tanto som, Equilibrou-se no azul, De tonta não mais olhou Para mim, para ninguém: Cai no álbum de retratos.

Partindo-se

Tão tristes, tão saudosos, Tão doentes da partida, Tão cansados, tão chorosos, da morte mais desejosos cem mil vezes que da vida. Partem tão tristes os tristes, Tão fora de esperar bem, que nunca tão tristes vistes outros nenhuns por ninguém.

Nós Criaremos a Vida Futura

O mundo está crescendo todos os dias, entre o fogo e o amor. Alguns se salvam disso Numa verdade que digo E então, meu coração também pode crescer. Entre o amor e o fogo, entre a vida e o fogo. Meu coração cresce dez metros e explode.

Carne do Mundo

No caos, no horror, no parado, eu vi o que ninguém via O caminho que só o homem de Deus pressente na treva. Eu quis fugir da perdição dos outros caminhos Mas eu caí E toda vez que eu pensava em fugir, escutava o som da morte Eu não tinha como o homem de outrora a força da luta Eu não matei quando devia matar Eu cedi ao prazer e a luxúria da carne do mundo Eu falhei numa fraqueza momentânea. SANTOS, Isabela de Souza.

Chave da Verdade

A poesia é a chave Ela é a descoberta desvendada De coisa que nunca se vê  Mas e a verdade? Precisa ser dita É que precisa se dizer Por mais que não querida Doa a quem doer. SANTOS, Isabela de Souza.

Muro de Berlim

A queda do muro de Berlim Completou seus amargos 20 anos, em 2009 Sua destruição é lembrada, sim Mesmo sendo o fim de um época, em 1989 Há significado político do acontecido Para Alemanha, principal. É um simbólico ocorrido, Mas para um estado político internacional. SANTOS, Isabela de Souza.

Reflexão

Sempre que olho para as cousas e penso no que os homens pensam delas, Rio como um regato que soa fresco numa pedra. Porque o único sentido oculto das cousas É elas não terem sentido oculto algum. (Fernado Pessoa)

Teu Inimigo

Quem é teu inimigo? O que tem fome e te rouba O último pedaço de pão, chama-lo teu inimigo Mas não saltas ao pescoço Do teu ladrão que nunca teve fome. (Bertolt Brecht)

Fugitivo

Uma gata no muro come, Avista um passarinho Passarinho este que foge Foge da caça, é fugitivo Fugitivo, não do caçador Não por ser presa de uma gata Mas, por querer ser libertador Que saiu -se da gaiola Quer ser liberto Quer ser não cativo Que há de ser certo Quão neste mundo cansativo.  SANTOS, Isabela de Souza.

Arco-íris

Imagem
Dias nublados, Um tanto entristecedor Rostos molhados, Consequência de alguma dor Um dia nublado Não é um fim infeliz, Algo é reencontrado, Vem um arco-íris feliz. SANTOS, Isabela de Souza.

Seja Luz

Você há de ser Aquilo que quiser Só vai de ti depender Basta um querer você tiver Mas antes de algo ser Seja a tua própria luz Mesmo nada sendo, para você Aquele que te guia é mais que reluz. SANTOS, Isabela de Souza.

Única Morada

Habite em você Seja sua própria casa Estranho pode ser Mas sem ti, lá, não há nada Faça do teu próprio peito A única morada Não quando estiver no leito Aí, a hora estará quebrada. SANTOS, Isabela de Souza.

Cultivar

Imagem
Cultivar para crescer Cultivar faz crescer Cultivar é crescer Cultivar e crescer Cultivar inspirando Cultivar expirando Cultivar não pirando Cultivar respirando                SANTOS, Isabela de Souza.

Resilience

É a resiliência, A própria capacidade De adaptar -se Com danos da convivência. Se o teu coração sentir Que é o fim de tudo, Deixa a resiliência se exibir Em um momento oportuno. Tu não há de estar sozinho Resiliência estás contigo Ela faz do teu inimigo O teu próprio abrigo. SANTOS, Isabela de Souza.

Liberdade- Priscilla Alcântara

Não parece certo alguém Que tem asas não ter o céu Inteiro para poder voar Se eu tenho asas sei que o céu é o meu lugar Para mim não faz sentido alguém Que tem asas ser colocado Dentro de uma caixa sem ver a luz do sol brilhar Eu só queria voar Enfim a liberdade me ouviu E abriu aquela caixa onde eu estava Tentei voar Mas minhas asas não funcionavam mais A liberdade me chamou de canto E disse assim Não deixe nada te dizer quem você é Você é o que ver em mim Eu aprendi a voar Você me ensinou a voar Eu aprendi a voar Quando te vi em mim

Político

Eles, sempre fingindo Fingindo sempre improvisar Mas no ponto, ficam ouvindo O que um terceiro vai ditar O político de hoje quer ser O dominador do novo mundo Mau sabe ele, que o que fazer Será um corte profundo Mas é que pelas armas Que estão fazendo Só que pelas almas Estão fingindo sendo Uma luta contraditória De seres contra o sistema Daí sairá uma vitória E sangue com esquema. SANTOS , Isabela de Souza.

A Dor

A dor é súbita A dor é rápida A dor é subentendida A dor é trágica Costumava-se dizer ainda Que a dor até que precisa Precisa ser sentida Numa questão infinita A dor é árdua Ardor é a dor Não lava com água Um tanto passador SANTOS, Isabela de Souza.

A Persistência da Memória

Surgem num estalar de dedos As memórias que é... Não nos lembramos tão cedo E questionamos lembrarmos até Sejam ruins ou boas Elas nos persegue à todo momento Estando elas, numa canoa Vagando no mar do esquecimento Esquecimento este também Que bem é lembrado Sempre por alguém Com aquele mar afetado. SANTOS, Isabela de Souza.

Fatos Molhados

Imagem
Após tantos pensativos Depois de tantos caos Dar-lhes antidepressivos Recaídas, mas cansados Neon e cinza é, A babilônia que tipo Ainda não caiu, Zé Tá em cada estereótipo Duro como pedra Pedra essa que pode ser furada Furada por uma água  Água chamada carinho de alguém amada Infinitas vezes há de ser repetido Que tantos outros pensamentos Anseiam na fuga do período De que se são denominados mentes Cria -se a mágoa Não por simples atos É como se fosse fonte d'água Que molham fatos molhados SANTOS, Isabela de Souza.

Passado

Passado é um tempo anterior Passado é segundos atrás Passado tem todo seu vigor Passado talvez não volte mais Passado, sim, há de voltar Passado requer carmas Passado há de retornar Passado há de matar almas Passado foi Passado era Passado é Passado há de vir Passado é velho demais Passado, velho demais para ser Passado velho por mais Passado para reviver. SANTOS, Isabela de Souza .

Uruguai

Fumam ainda nas desertas praias Lagos de sangue típicos e impuros Em que odeiam cadáveres despidos, Pasto de corvos. Dura inda nos vales O rouco som da inda artilharia. Que horror da humanidade! Ver tragada Da própria espécie a carne já corrupta! Quando não disse a Europa abençoada A fé do Redentor, que humilde escuta! SANTOS, Isabela de Souza.

Coração

Ninguém disse que seria fácil Mas nunca pense em desistir Viva intensamente, por mais que difícil Há  sempre uma esperança por vir Não turbe à sua alma Esperar é preciso, Todavia, manter a calma Confiar em seu instinto Vivem-se num mundo Cheio de perturbação Com pensamento imundo  Com mágoa e ódio no coração Não pensam eles Que isso nada leva Que os corações deles Se tornarão pedras.

PERDÃO

Perdoar, aprenda Errar é humano Mas à isso, não se prenda Nem tudo é insano Não mantenha a mágoa Isso é sofrer de coração Lave, nem que seja com água E talvez, um pedaço de perdão Não se curve à vingança Ela é feita de veneno Que bebe com lembrança Esperando o outro ser insento SANTOS, Isabela de Souza. 

Resistência

Talvez vista como uma simples palavra Se em qual for o sentido Forma uma dor na alma Por mais que seja dito Resistência é como fogo Alguns lançam decretos Que só quem é tolo Pressupõe que tudo estás certos Resistência significa dizer Que onde há um coração Coração endurecido no que ser Perda sem perdão Resistência contra o sistema Não é nenhuma brincadeira É mais que um esquema Que espalha-se como uma fogueira SANTOS, ISABELA DE SOUZA

Chama Fria

Se és fogo como passas brandamente? Se és neve, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente. Quando fogo em cristais aprisionado, Quando cristais em chamas derretidos. Pois para temperar a tirania, Como quis, que aqui fosse a neve ardente, Permitiu parecesse a chama fria. Entretanto, se és amor, és um astro? No silêncio, és canção? Mas se és brisa, só se és na calmaria? Todavia és abrigo? Só se és no tufão? SANTOS, ISABELA DE SOUZA.

Amor é canto

Puxa vida Puxa a vida O amor é um canto Alguns são covardes E tem medo de cantar Outros cantam desafinados Têm aqueles que cantam com afinco Porventura, todos sabem cantar Todavia nem todos sabem amar. SANTOS, ISABELA DE SOUZA.

SIM!

      Não, não o problema não é com você! Não, voce se reconhece em tudo que faz! Não, você não precisa ficar fora de ti, ou distante de você! Não, não tem nada de errado com você! Não, isso não é, nem te faz ser a pior em tudo!  Não, você não é a pior! Não, você não odeia a sua família! Não, você não odeia o sei pai, (ou seja quem for) com todas as suas forças! Não, você não é cativa! Não, você não mentiu quando disse que amava sua mãe, ou toda sua família! Não, você também não disse só para ganhar algo em troca, muito menos ao seu irmão(ã)! Não, odiar não é um hobby, para ti! Não, você não é pessimista, teimosa, do contra, preocupada demais, muito nervosa, medrosa e ansiosa, tão pouco, muito carente! Não, você não se cortava para chamar atenção, ou por drama! Não, você não queria se matar com tais cortes! Não, você não quer, nem vai desistir de tudo! Sim, você vai se formar, namorar, noivar, casar, construir uma familia, viajar o mun...

Cansaço

É que ando onde não há espaço É que meu tempo é quando, talvez sã É que eu ando com um cansaço É que eu nasço talvez amanhã É que de manhã, eu escureço De dia, tardarei De tarde, anoitecerei De noite, arrdo Alguns hão de contar Que contem passo por cada passo Eu morrerei ontem Há quem diga que eu nasci amanhã SOUZA , Isabela.